Sobre Veritate Buscador de Checagens de Fatos

Sobre o projeto

Sobre a Busca Veritate

Veritate Search é uma prova de conceito de buscador de checagem de fatos, reunindo artigos diversas veículos e agências especializadas em checagem (Fact Checking). É parte da [Iniciativa Veritate](https://github.com/celsobessa/veritate/), um **projeto experimental sem fins lucrativos** para fortalecer checagens de fatos no Brasil.


Para informações que não estejam neste documento, para indicar bugs, solicitar a inclusão de um site de checagem ou solicitar exclusão de material, você pode abrir uma "issue" no repositório oficial no Github (link na seção Histórico de Versões) ou enviar mensagem para o email contato{arroba}veritate[ponto]ong[ponto]br


Idealizado pelo desenvolvedor Celso Bessa, com suporte em hospedagem e infra-estrutura da WoWPerations, a iniciativa Veritate tem os seguints objetivos:

  • Incentivar o consumo de jornalismo de qualidade
  • Estimular o compartilhamento de checagens de fatos
  • Instigar o senso crítico a respeito de notícias falsas (Fake News)
  • Fornecer ferramentas que ajude as pessoas a tomar decisões baseadas em informações verídicas
  • Pesquisar, experimentar, desenvolver e divulgar tecnologias, algoritmos, padrões de design e melhores práticas para jornalismo digital.

Visão Geral - Veritate

Inicialmente, a iniciativa conta com os seguintes componentes: Indexador, Índice Público/API, e Agregador.

Diagrama com Visão Geral da Iniciativa Veritate - Versão 0.1.0

Para mais detalhes, confira a Wiki no repositório principal do projeto no Github: https://github.com/celsobessa/veritate/wiki

Perguntas Frequentes (FAQ - Frequently Asked Questions)

Quais os veículos que são indexados por esta iniciativa?

Neste momento, apenas Agência Lupa, Agência Pública and Aos Fatos.

Como posso sugerir um veículo ou ter meu veículo adicionado?

Se você quer sugerir algum veículo para ser indexado, abra uma "issue" no repositório oficial com as seguintes informações:

  • Nome do Veículo
  • URL do veículo
  • URL da seção de checagens (se diferente da URL principal)
  • Sua relação com o veículo (leitor, autor, editor, publisher, etc)

Você também pode enviar um email para o endereço mencionado acima com as mesmas informações. Nós vamos indexar apenas sites respeitados ou com bom jornalismo, de acordo com nosso conselho editorial. Temos o plano de criar um guia editorial, mas não sabemos quando publicaremos.

No aspecto tecnológico, nós priorizamos sites usando WordPress e que usem o markup LD+JSON para checagem de fatos. Nosso rastreador e nosso algoritmo privilegia sites rápidos, acessíveis e seguros (usando HTTPS), especialmente os acessíveis facilmente por telefone ou leitores de tela. E se você der permissão expressão para apresentarmos pequenos trechos (entre 140 e 280 caracteres) do artigo de seu site, o conteúdo será rastreado mais rapidamente e terá prioridade ao apresentarmos os resultados

Como regra geral, *se for jornalismo bem feito, tiver boa nota no Google Page Speed Insights e passar no teste da WCAG2.0*, está bom para nós.

Esta iniciativa tira tráfego dos sites de checagem?

Não! Ao contrário, os objetivos são gerar MAIS tráfego e melhorar ao alcance destes sites.

Esta iniciativa atrapalha o SEO deste sites?

Não. A forma que este buscador é construído limita a forma que o Google (não)vê os conteúdos, e todos os conteúdos linkam para o conteúdo original de forma que o robôs entendam que estes sites são mais importantes. Se o site vir a se destacar no Google, é provável que isto acabe ajudando também o SEO destes sites.

Já o índice público só pode ser acessado via API, que apenas deixa os dados acessíveis, mas não conta como conteúdo para buscadores

Esta iniciativa tem um objetivo comercial?

Não, é um experimento sem fins lucrativos. Caso se torne algo maior e precise se tornar uma pessoa jurídica e gerir finanças, provavelmente será como fundação, ONG ou algo assim, sem fim lucrativo, transparente e com a missão de fortalecer o "ecossistema" de checagem de fatos.

Como posso ajudar o projeto?

Com código, redação de textos para a área ajuda e wiki, testando e reportando bugs, etc. Mais informações em breve.

Histórico de versões / Changelog

Verifique os arquivos changelog da busca e do projeto no repositórios no Github: